![](https://cvsantamarinha.pt/wp-content/uploads/2016/04/notica4.jpg)
Os animais de estimação têm conquistado um lugar cada vez mais importante no seio das famílias. Eles fazem parte da própria família, mas existe algo que ninguém quer partilhar: parasitas. Numa altura em que o conceito Uma Só Saúde assume cada vez maior importância, o médico veterinário é vital para traçar um plano de ataque a vermes, pulgas e carraças.
Sabia que crianças com menos de cinco anos, mulheres grávidas, adultos com mais de 65 anos e pessoas imunodeprimidas estão particularmente suscetíveis a zoonoses? Para evitar as doenças que podem ser transmitidas entre animais e humanos, um tratamento antiparasitário regular é vital para assegurar a saúde de cães e gatos e para garantir a proteção das famílias. E regular significa uma desparasitação mensal, principalmente nos animais em contacto com crianças ou pessoas imunocomprometidas.
O problema é que os parasitas – vermes, pulgas e carraças – nem sempre estão visíveis, o que pode fazer com que os donos dos animais desvalorizem a desparasitação ou só a apliquem nos meses de verão. A pensar nesta situação, a Merial desenvolveu um site com informação pormenorizada sobre o universo dos parasitas e as diferentes zoonoses. Ricardo Lombriga, Anita Tricuris, Zento, a pulga ou a carraça Dimitri são alguns dos vilões que ajudam a perceber como alguns parasitas podem afetar a saúde dos animais de estimação, em especial dos cães.
A campanha tem como objetivo alertar os donos de animais de estimação para a importância do tratamento dos cães contra pulgas, carraças e parasitas internos. É que mais de 86% dos cães são tratados contra pulgas e carraças, mas apenas 56% são tratados contra parasitas internos.